A Binaural/Nodar levou a cabo entre 2015 e 2018 uma longa investigação sobre o ciclo do linho na aldeia de Várzea de Calde (freguesia de Calde, município de Viseu), em estreita colaboração com o Museu do Linho de Várzea de Calde. Como resultado dessa investigação, co-financiada simultaneamente pelo Programa Viseu Cultura do Município de Viseu e pelo Programa Europa Criativa (rede Tramontana), foi publicado o livro bilíngue (português e inglês) “Várzea de Calde: Uma aldeia tecida a linho”, foi lançado o CD “Cancioneiro do linho e da vida rural” do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e foram efetuados dezenas de registos sonoros e audiovisuais, os quais fazem agora parte do Arquivo Digital Binaural Nodar e do Arquivo Viseu Rural 2.0 (http://www.viseururalmedia.org).
Em 18 de novembro de 2016 foi gravada a fase de montar a teia do tear com a D. Maria Estrela Ferreira Chaves Mauricio. Entrevista, captação de imagem e som de Luís Costa e edição de Liliana Silva.
Empeirar é o nome que se dá à montagem da urdidura ou da teia no tear, trabalho normalmente feito por duas mulheres, porque requer força, paciência e perícia. Empeirar consiste em passar alternadamente um dos fios de cada série na respectiva liceira, sendo que cada fio contorna o olho do liço, ficando desta forma fixo e associado à respectiva parte do liço.
Depois de empeirar nos liços começa-se a remeter os fios entre os dentes do pente. O fio é colocado sobre o pente deitado, introduzindo-se no respectivo espaço, da direita para a esquerda, com o auxílio de uma tira de cana. Cada tecedeira possui vários tipos de pentes e usa-os de acordo com a distância entre os dentes que necessita, adequada ao tipo de trabalho que pretende executar.
Quando os fios estão todos metidos no pente descem-se as queixas, que estavam pousadas no topo do tear e coloca-se o pente que é encaixado na armação das queixas. Em seguida atam-se os fios que saem do pente no compostoiro do órgão do tear, sendo neste órgão que se irá enrolar a peça ao tecer. Os cordéis que dos liços se estendem até ao chão são ligados às duas apeanhas.