Desde há cerca de três séculos que é conhecida, em Unhais da Serra, uma cultura de aproveitar nascentes específicas de água sulfúrea para curar maleitas. A realidade foi-se alterando ao longo do tempo e foi revolucionada pelo H2otel Congress & Medical Spa, um complexo que valoriza o território e procura estar na vanguarda.
Conforme explica João Paulo Duarte, diretor termal, “desde o início, tentámos que o projeto tivesse uma identidade própria. O facto de as termas estarem integradas num complexo faz com que os termalistas tenham, a par da valorização da água e da cura termal, outros serviços”. Nutrição (com o seu ex-libris de gestão integrada de peso), fisioterapia, massagens, tratamentos de corpo e rosto e bem-estar estão entre essas apostas e são “um fator distintivo”, assegurado por “uma equipa heterogénea e multidisciplinar que se complementa e que tem uma área em comum: a saúde”.
Mas a diferenciação não se fica por aqui. “Conseguimos ir ao pormenor e ao detalhe de personalizar um serviço para um cliente mas, em determinado momento, a família, e como costumamos dizer, as quatro gerações têm um espaço onde se podem reunir e socializar com amigos”, salienta o responsável.
A estância é alimentada por dois furos artesianos com capacidade para 25/26 mil litros/hora. As características sulfúreas da água tornam-na indicada “para vocações terapêuticas do aparelho locomotor e vias respiratórias”.
“O feedback dos termalistas é muito positivo”, salienta o diretor, acreditando que “se conseguirmos incutir uma experiência termal aos aquistas, eles regressam mais tarde, ao longo da sua vida, por diversos motivos, quer seja para usufruir da água mineral natural ou beneficiar a sua saúde”.