“Nadando” é um exercício audiovisual carregado de ironia, o qual parte de uma ligação improvável: o facto de a empresa proprietária da barragem de Ribeiradio/Ermida (Município de Oliveira de Frades), a EDP Eletricidade de Portugal, S.A., ser detida pela empresa chinesa Three Gorges Corporation, cujo nome deriva diretamente dos desfiladeiros do rio Yangtze. Foi proposto a turistas locais que visitavam a barragem de Ribeiradio para lerem em português um poema de Mao Tsé Tung sobre esse rio (intitulado precisamente “Nadando”), criando assim a base para a obra audiovisual final.
“Nadando” foi uma obra criada durante uma residência artística intitulada “Vougascapes #4” que decorreu entre 21 e 27 de agosto de 2016 nos municípios de Oliveira de Frades e de Vouzela e contou com a participação de jovens artistas sonoros de vários países da Europa. A residência esteve integrada no projeto Europa Criativa “Sound of Culture – Culture of Sound”, que incluiu a Binaural/Nodar (Portugal), QO-2 (Bélgica), Hai Art (Finlândia), Disk/CTM (Alemanha) e AIR Lab (Polónia).
Niklas Nybom é formado em musicologia pela Universidade de Åbo (Finlândia), sendo atualmente estudante no programa de mestrado em design de som para teatro na Universidade de Helsínquia. Nos últimos anos trabalhou como designer de som, músico e compositor para várias produções teatrais profissionais.
Jan Kühling é um jovem investigador polaco/alemão graduado em estudos culturais, direção teatral e estudos de teatro aplicados pela Universidade de Giessen (Alemanha). Atualmente trabalha na sua dissertação de doutoramento em Ecologia dos Media no Instituto de Artes de Teatro e Media da Universidade Adam Mickiewicz em Poznań (Polónia).
Realização de Niklas Nybom & Jan Kühling
Produção: Binaural/Nodar
Voz de Nely Ferreira (Binaural/Nodar)
Agradecimentos: Município de Oliveira de Frades, Freguesia de Ribeiradio e EDP Eletricidade de Portugal, S.A.