Dennis Báthory-Kitsz – Three Songs for Manuela
Incluído no cd “Nodar Location-Specific Sound 2007 – 2009”
Esta composição electroacústica foi criada durante uma residência em Nodar como parte de “Birth Song”, um projecto conjunto de Dennis-Bathory-Kitsz e Barbara S. J. Balch focado em canções de nascimento e canções maternais em culturas diferentes, as suas semelhanças e diferenças, e a sua correlação com outras tradições de facilitação do nascimento e ligação mãe/criança. Esta peça em particular foi inspirada por algumas imitações de animais de Manuela Barile (que estava grávida naquela altura).
Dennis Báthory-Kitsz (EUA) nasceu em 1949 e é compositor, autor, editor, professor e tecnólogo. Está envolvido no avanço das artes e tecnologia de um ponto de vista humanista e experimental.
Dennis compôs música para espectáculos de “vaudeville”, orquestras, esculturas sonoras, solistas, fita magnética e electrónica, dança, ambientes multimédia e eventos de performance. Decidiu profissionalizar-se na área da música e do som quando dirigiu o Dashuki Music Theatre (“Plasm over ocean” e “Stoneworld/Grey”) e Il Gruppo Nuke Jitters (“Echo”). Dirige a extremamente eclética cooperativa de artistas Malted/Media e compôs música para orquestra, grupos de câmara e solistas tendo alguns deles realmente tocado a sua música.
A sua peça “Detritus of Mating”, uma paisagem sonora electroacústica, tem a duração de 27 anos. Compôs recentemente as peças “iskajtbrz” para sons electrónicos; “Spammung”, para voz e electrónica; “LiquidBirds” para 3 theremins, 3 vozes, e vídeo; “Northsea Balletic Spicebush” para contrabaixo solo; “Genial Music” para cordas, piccolo, e glockenspiel; e “Glossolalia”, uma série de estudos. Vive em Northfield, Vermont. A sua música é publicada pela Westleaf Edition.