A história das Caldas da Felgueira, no município de Nelas, perde-se no tempo e é rica em detalhes. Entre a crença e a medicina, a estância termal, que conta com mais de 140 anos de existência, alia os conceitos de tratamento e de bem-estar, que, embora com outras designações, aqui sempre existiram.
Com a passagem do tempo, a nascente de água quente e sulfurosa, que emerge a uma temperatura de cerca de 35ºC, foi ganhando notoriedade, despertando o interesse social, científico e histórico, beneficiando dos bons acessos, de uma localização privilegiada e da audácia de um lote de timoneiros e zeladores. Paralelamente, ganharam fama as suas propriedades terapêuticas, indicadas para problemas do foro respiratório, músculo-esquelético e dermatológico.
Aqui acorriam gentes simples e abastadas, com um impacto positivo para os territórios circundantes. Os tempos áureos da hotelaria, do comércio, do turismo e da componente recreativa são recordados pelos agentes locais, cujas raízes estão ligadas a este mundo fascinante. Por outro lado, chegam-nos também os casos de sucesso, os relatos de quem dedicou a vida aos aquistas e a evolução do balneário, desde os primórdios dos equipamentos, inicialmente mais rudimentares, até à sofisticação técnica que os carateriza atualmente.
Na confluência entre saúde e vida económica, os relatos constantes deste documentário concebido pela Binaural Nodar evidenciam os laços sociais e as relações de amor fraterno que se estreitavam e permaneciam de uns anos para os outros, num ritual que passou de geração em geração e que ainda hoje perdura.