“Che Ro na Gralheira” é um documentário que consiste num itinerário pelo maciço da Gralheira (São Pedro do Sul) na companhia de habitantes especiais, à volta de plantas, cantares, odores e sabores regionais, cortesia de Chef Ro, um dos alteregos artísticos do performer multidisciplinar Rogério Nuno Costa.

Realizado em Outubro de 2011, integrado na residência artística da Binaural/Nodar intitulada Caminhos da Mobilidade Rural.

O projecto “Vou à tua Mesa” nasce no contexto da trilogia “Vou A Tua Casa” (2003/2006), uma performance teatral que acontecia nas casas dos espectadores, em espaços públicos à escolha do espectador e na casa do próprio criador. Foi durante o decurso da terceira fase do projecto “Vou A Tua Casa” (genericamente sub-intitulado “LADO C”, 2006), que o projecto “Vou À Tua Mesa” começou a dar os primeiros passos. A performance consistia na criação de um contexto relacional e conferencial que acontecia à mesa de uma refeição confeccionada pelo artista, simultaneamente anfitrião, orador, cozinheiro, mestre de cerimónias e moderador de uma reunião de trabalho ficcionada. A comida é, neste contexto, não só uma poderosa metáfora denunciadora dos conceitos de intimidade e de proximidade (caros a toda a trilogia), mas também o pretexto mais-que-perfeito para a concretização de uma ideia de performance teatral como “encontro”, utilizando o elemento específico da comida como dispositivo de revelação sensorial/sensitivo e como macro-conceito ao mesmo tempo performativo, ritualístico, visual e relacional.

Rogério Nuno Costa vive e trabalha em Lisboa, como artista, investigador e professor. É licenciado em Comunicação Social. Frequenta o Mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias. Trabalhou com o Teatro Praga, Sónia Baptista, Lúcia Sigalho, Alain Béhar, Rosa Coutinho Cabral, Nelson Guerreiro, Teresa Prima, entre outros. Colaborou ainda com várias companhias e estruturas, tais como: Alkantara, CCB, Centro em Movimento, Chão de Oliva, Festival Sonda, Quarta Parede, Transforma AC, APAP,

[msdm], Buda Arts Centre, Dance Kiosk e Tanz Fabrik. Como criador, destaca os trabalhos: “Vou A Tua Casa — trilogia” (2003/2006), “Saudades Do Tempo Em Que Se Dizia Texto” (2003), “ACTOR” (2004), “Projecto de Documentação” (2006/2007) e “A Oportunidade do Espectador” (2007/2008). Actualmente, dedica-se à carreira de cozinheiro com o projecto “Vou à tua Mesa”.