Vídeo resumo de duas apresentações públicas do espetáculo “La Ola Flotante” da companhia asturiana La Xata la Rifa no Festival Ocupai! 2017 que decorreu em 24 e 25 de Junho no Lenteiro do Rio (São Pedro do Sul, Portugal) com direção artística da Binaural/Nodar e co-organização da Binaural/Nodar e do Município de São Pedro do Sul.
“La Ola Flotante” é uma obra flutuante e adaptável de música, teatro e dança que viaja por paisagens aquáticas: portos, rios, rias, baías, lagos, praias e charcos, sempre com adaptações aos contextos específicos de cada local, usando mecanismos de improvisação coletiva como maneira de albergar e difundir novas linguagens, em cenários aquáticos cuja metáfora de mutação líquida se adequa na perfeição à encenação dos vários elementos e participantes em cada espectáculo.
La Xata La Rifa é um laboratorio cénico originário das Astúrias (Espanha), coordenado por Mónica Cofiño, que investiga outras formas de apresentação pública, reivindica novos circuitos e tempos artísticos, questiona o olhar do espetador e responde a outros mecanismos de financiamento. Organiza en aldeias das Astúrias o Festival La Xata La Rifa e leva a cabo as digressões dos seus espetáculos, sempre financiadas por “Cowfunding” (rifas em que o prémio é uma vaca) por cidades e aldeias na Europa e América do Norte e Central. La Xata La Rifa criou uma plataforma de artistas flutuantes e muitos outros projetos de criação artísticas ligados a elementos naturais, culturais e do trabalho da sua região de origem e de outras paisagens.