O projecto destes artistas analisou o encontro do ambiente natural do rio Paiva com o ambiente que sofreu a intervenção humana e que entra em contacto com ele. Incidiu, mais precisamente, nos pontos de intersecção onde as estradas se cruzam ou alcançam o rio. Neste sentido, justapõe os diversos ecossistemas que estão próximos e até mesmo dentro do rio Paiva, com a realidade da presença da intervenção humana no território. Os pontos de intersecção serviram como locais de “escavação” para a recolha de sons e imagens. Gravações de campo sonoras e visuais que variam entre grandes perspectivas macroscópicas aos detalhes microscópicos captaram impressões não “documentadas” de cada local. O equipamento de gravação incluiu microfones estéreo, binaurais e subaquáticos para câmaras de vídeo áudio e digital, com uma variedade de lentes de vídeo (incluindo uma câmara air-tight revestida, para o vídeo subaquático). Os clips de áudio e vídeo gravados serviram como material para uma peça audiovisual.
Phill Niblock nasceu em Indiana, em 1933 e é um artista intermedia que trabalha com música, cinema, fotografia, vídeo e computadores. A sua música é densa, cheia de microtons de timbres instrumentais que geram por sua vez outros tons no espaço da performance. Simultaneamente, apresenta filmes e vídeos que observam o movimento das pessoas a trabalhar. Ao longo dos anos, criou igualmente uma série de colagens de som e peças de instalação com base em gravações sonoras de campo. Desde 1985 é director da Experimental Intermedia Foundation em Nova Iorque da qual tem sido artista / membro desde 1968. Produziu mais de 1000 performances para a organização desde 1973 e é curador da editora EI’s XI Records.
Katherine Liberovskaya é uma artista vídeo e de media baseada em Montreal e Nova Iorque. Ela tem trabalhado em vídeo experimental desde o final dos anos 80. Ao longo dos anos, produziu uma série de obras vídeo, instalações e vídeo performances. Desde 2003, tem trabalhado em ‘video mixing’ ao vivo explorando a improvisação com música experimental ao vivo. Tem estado envolvida na programação e organização de diversos eventos de artes media no Canadá e EUA.