A intenção do artista foi a de levar a cabo uma pesquisa sonora e visual da paisagem circundante a Nodar, através de uma série de gravações sonoras “site-specific”. Em particular, comparou e contrastou por um lado, as linhas geográficas verticais provocadas pelos fluxos de água natural em direção ao rio Paiva no fundo do vale e, por outro, os aquedutos construídos por mão humana que levam a água para a aldeia e que atravessam as referidas linhas verticais. Ambos os fenómenos dependem de forças naturais, embora um deles tenha sido criado pelos habitantes com uma intenção específica.

Através deste tema das linhas de fluxo naturais, construiu duas narrativas audiovisuais baseadas nos dois tipos de paisagem moldados pela água e pela intervenção humana. A pesquisa incluiu métodos de registo sonoro que derivam dos tipos de fluxo em causa, ou seja, tomou como fonte de inspiração os padrões de comportamento associados à forma como os fluxos alteram a paisagem. O material sonoro do projeto baseia-se na utilização de sons ambientais, de objetos encontrados (naturais ou não) e da intervenção humana (improvisação e performance). O material visual focou-se em tomadas fixas de formas e materiais, tanto micro como macro. Esta documentação sonora e vídeo foi posteriormente catalogada e editada num vídeo com duas partes que reflete e evidencia os processos e locais destas “linhas de fluxo”: Village Aqueduct (linhas de água horizontais) e Sonzo Paiva Conflux (linhas de água verticais).

John Grzinich é um artista mixed-media que tem trabalhado desde o início dos anos 90 fundamentalmente nas áreas da composição sonora, performance e instalação. Já atuou e trabalhou em projetos um pouco por toda a Europa e EUA e tem publicados vários CD’s em etiquetas como a Staalplaat (NL), Edition Sonoro (UK), SIRR (PT), CUT (CH), CMR (NZ), erewhon (BE), Intransitive Recordings (US), Orogenetics (US), Elevator Bath (US), Pale-Disc (JP), Digital Narcis (JP), e Cloud of Statics (CH). Actualmente é o coordenador do media lab do MoKS – Centro para a Arte e Prática Social, um centro de residências artísticas no sudeste da Estónia.