O Rancho Folclórico de Fornelo do Monte foi fundado em 1982, por gentes desta terra, com particular impulso do Sr. António da Eira Ferreira. É constituído por entre 45 a 50 elementos, de várias faixas etárias. Fornelo do Monte é uma pequena aldeia que fica situada a Nascente-Norte da Serra do Caramulo, virada para a cidade de Viseu e a Sul do concelho de Vouzela, ao qual pertence.

Os trajes do grupo são feitos de burel (tecido baseado em lã de ovelha), seda, armur e linho, sendo um pouco quentes devido ao frio que no inverno se faz sentir naquela zona geográfica.

O grupo representa um povo que vivia da agricultura e da pecuária. Dá a conhecer os utensílios usados naquela época para cultivar a terra e também o trabalhar da lã aos serões, em que eram feitas as roupas. Entre as músicas todas que apresenta destaca-se “O fado à moda de Fornelo do Monte”, que era cantado ao desafio por dois homens e dançado no terreiro da fonte.

A maior parte das danças é rodada, cantada e acompanhada por um acordeão, que é bem à moda beirã. Outras foram aprendidas pelos seus antepassados quando iam nas safras para o Alentejo trabalhar. Estas danças já foram diversas vezes representadas em vários pontos do país, na Europa e Rio de Janeiro. Representam, assim, as tradições da Serra do Caramulo, mostrando os usos e costumes nas danças e nos cantares.

Os três Reis do Oriente

Os três Reis do Oriente
Chegadinhos a Belém (Bis)
Adorar o Deus menino
Que a nossa Senhora tem. (Bis)

Nossa Senhora lhe disse
Filho meu te Criarei (Bis)
Não tenho cama nem berço
Nos braços te deitarei. (Bis)

Os filhos dos homens ricos
Dormem em berços dourados (Bis)
Só o menino Jesus
Numas palhinhas deitado. (Bis)

Deitei os olhos ao céu
Já lá vi estar uma cruz (Bis)
Já tenho cama e berço
Para o menino Jesus. (Bis)