Peça sonora composta por Luís Costa resultante de uma atividade educativa realizada pela Binaural/Nodar no passado dia 12 de dezembro de 2019 na Escola Básica de Fataunços (Município de Vouzela) integrada no projeto internacional “CAMPO COMPARTILHADO: TRANSRURALIDADE E MEDIA”, uma iniciativa da Binaural Nodar e do Mapa Sonoro de Uruguay.
O projeto coloca em contacto comunidades educativas rurais de Portugal (Fataunços, Viseu Dão Lafões), Brasil (Alegrete, Rio Grande do Sul) e Uruguai (La Estiba, Artigas) usando várias metodologias e ferramentas sonoras, fotográficas e videográficas para uma reflexão e partilha da experiência de viver num contexto rural e do papel da própria escola no aprofundamento das várias dimensões (geográficas, históricas, etnográficas, ambientais, etc.) dessa pertença ao mundo do campo.
A peça sonora foi realizada com as vozes dos alunos da Escola Básica de Fataunços da Profª. Liliana Nery e consistiu numa exploração sensorial de como é viver nas localidades próximas da escola, com que plantas e animais convivem as crianças e como reagem estas à escuta de sons de lugares distantes como os do Brasil e do Uruguai.
Cabe um agradecimento ao Município de Vouzela, na pessoa da sua vereadora com o pelouro da cultura, Dra. Carla Maia, ao Agrupamento de Escolas de Vouzela, na pessoa da sua diretora, Dra. Raquel Ferreira e acima de tudo à comunidade educativa, na pessoa da Profª Liliana Nery, a qual foi inexcedível para que a ação tenha cumprido os seus objetivos.