Artista multidisciplinar, Niccolò Masini, residente em Génova – Itália, é licenciado em Animação e Ilustração e aprofundou a sua formação académica em países como a Holanda, Austrália, Turquia, Tunísia e Espanha.
A sua experiência levou-o a alertar que “entre o branco e o preto, há lugares de cinzento”, uma filosofia que plasmou no seu projeto “Islands of Time”, em que aborda a pertença territorial, a desterritorialização, os fenómenos migratórios e os lugares de memória.
Neste processo de diáspora marcado por diferentes momentos históricos e privações, Niccolò Masini mostra-se atento aos movimentos económicos, tanto internos como ao nível europeu, em busca de melhores condições de vida e ao “sentimento romântico do retorno”.
Ainda assim, mais uma vez, Niccolò Masini realça os “lugares de cinzento”, onde há dinâmicas que não se traduzem, discursos que não são lineares e realidades identitárias que fogem às definições clássicas e às realidades geopolíticas.
Essas vivências ficaram plasmadas também no trabalho que o artista desenvolveu na região, no âmbito da residência artística promovida pela Binaural Nodar, que, devido à sua ampla experiência neste ramo, fez a ponte com as relações no território e os seus habitantes, ao mesmo tempo que permitiu um intercâmbio técnico e interpessoal de sucesso.