Atualmente integradas na União das Freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos, no concelho de Castro Daire, Alva e Souto de Alva são duas povoações muito antigas, ricas em património, com as suas casas de lavradores abastados, os moinhos, os espigueiros e os fontanários a testemunham um passado pujante.

Porém, a crise da economia baseada na agricultura que se seguiu à II Guerra Mundial, o abandono dos campos e a falta de opções levaram a que fossem procuradas outras soluções. A Europa e outros destinos pelo mundo, que conheciam então uma fase de prosperidade económica, atraíram milhares de portugueses.

Alva e Souto de Alva não escaparam a este processo migratório que trouxe a esperança de novas oportunidades. Este documentário mostra, precisamente, histórias de sacrifício de quem procurou melhores condições de vida noutro país mas que nunca deixou de ter a sua terra Natal no coração nem de alimentar o sonho de regressar.

Os (re)começos difíceis, a aprendizagem de uma língua diferente, o sonho de construir casa na aldeia que os viu nascer, as lágrimas que marcaram o percurso, as conquistas e as histórias de sucesso… tudo isso contado na primeira pessoa. Maria Graciosa Silva, José Ferreira de Almeida, Alzira Ferreira, Hermínia Almeida, Manuel Fernandes, Maria Lourenço de Almeida, Manuel de Almeida, Maria Odete Ferreira e Jorge Rocha são os protagonistas.