O projecto envolveu o estudo do contorno do rio. O artista usou o seu estudo sobre este encontro para orientar uma investigação de resultados expressivos, utilizando microfones de contacto piezo-eléctricos para gravar o som de inscrição e microfones shotgun para captar o ambiente local. Ao caminhar junto ao contorno do rio, Craig Dongoski actuou da mesma forma funcional que o desenho, ou seja, traçando um contorno de forma precisa e directa. Os desenhos são baseados inicialmente nos contornos. Através do processo de interpretações repetidas, o trabalho começa a produzir camadas (literal e metaforicamente). A abordagem orgânica para desenhar é destinada a abraçar reflexivamente o tempo encontrado dentro do domínio geológico. O projecto foi estabelecido para estudar o gesto e o papel do desenho expansivo. O uso de tecnologias de áudio e vídeo dentro do domínio do desenho é o que torna relevante esta extensão. Isso motiva uma investigação da experiência corporificada num cenário de solo, condicionada pela estrutura em forma de um corpo geológico / geográfico. O artista procurou adoptar métodos de princípio da pesquisa de performance em paralelo com técnicas de desenho e gravação áudio e vídeo. A abordagem foi conduzida pela observação da produção da acção repetitiva e contínua que resulta da noção de tempo encontrada na natureza.
Craig Dongoski é um artista que trabalha em Atlanta, Geórgia (EUA) nos domínios da Escrita Criativa, Dança, Estudos de Media, Som / Música e Teatro. Os seus métodos têm sido reconhecidos em várias contextos, tendo sido inclusive nomeado duas vezes para uma Bolsa de Estudo Ford/Rockefeller Foundation em Novos Media e recebeu um Grande Prémio Universitário de Inovação em Ensino na Georgia State University. Lançou também um CD na Hydra Head Records, com o título “Drawing Voices”.