Vídeo resumo, cujo o objectivo foi evidenciar à comunidade educativa participante nos ateliês intitulados “Matérias Rurais: universos educativos, plásticos e sensoriais”, três dos vários ofícios do Município de Castro Daire, integrados no projeto de artista residente no âmbito da implementação do Plano Nacional das Artes no Agrupamento de Escolas de Castro Daire efetuada em parceria com o Município de Castro Daire e várias entidades locais, cuja coordenadora é a Prof. Marta Pontes.
Esta série de ateliês dirigidos por Luís Costa e Liliana Silva abrangeu mais de 400 alunos entre os 5º e 9º anos de escolaridade e irá, por um lado, ligar um conjunto de recolhas audiovisuais sobre artes e ofícios castrenses, efetuadas pela Binaural/Nodar no âmbito do projeto Memória Sobre Rodas, às temáticas dos programas curriculares dos vários anos: biologia, geologia, estudo do meio, português, artes etc. e, por outro, demonstrar o potencial plástico e sensorial de matérias rurais como a lã, o barro, a palha e o latão, através de uma série de exercícios de composição visual, de captação sonora e de improvisação coletiva.
Em cada um dos dias e em cada escola, os ateliês serão desenvolvidos num único local, os quais estarão montados previamente com uma disposição de materiais rurais e de tecnologias de captação sonora, sendo que os alunos e outros elementos da comunidade educativa irão passar pelos mesmos locais como se de um fluxo contínuo de curiosidade e de expressividade se tratasse.
Entrevista a Jorge Ferreira de Ribolhos (Oleiro), Isabel Rodrigues de Campo de Benfeito (Tecedeira) e Porfírio Ferreira de Vila Pouca(Cesteiro).
Captação de imagem por Liliana Silva e som por Luís Costa e Liliana Silva.
Editado por Liliana Silva