Entre o ano 2018 e 2019, a Binaural/Nodar efetuou um conjunto de registos audiovisuais sobre o ciclo do centeio na aldeia de Campia (município de Vouzela), num trabalho realizado em estreita colaboração com a Associação Grupo Carnavalesco de Campia e Junta de Freguesia de Campia, os quais fazem parte do Arquivo Digital Binaural Nodar.
Após a Ceifa do Centeio a 29 de Junho de 2019, aproveitaram para fazer nesse mesmo dia as chamadas “meduxas”. As “meduxas” são um conjunto de medas mais pequenas, feitas todas elas com vinte e dois molhos ao alto e três molhos para cobrir. As “meduxas” servem para colocar o centeio a secar da melhor forma possível, até ser feita uma meda grande antes do dia da Malha do Centeio. Apesar de atualmente estas medas serem feitas no local onde o centeio e semeado e ceifado, antigamente estas já eram feitas na eira onde o centeio ia ser malhado.
Meduxas de Centeio em Campia. Captação de imagem e som por Liliana Silva a 29 de Junho de 2019. Editado por Liliana Silva.