Entre o ano 2018 e 2019, a Binaural/Nodar efetuou um conjunto de registos audiovisuais sobre o ciclo do centeio na aldeia de Campia (município de Vouzela), num trabalho realizado em estreita colaboração com a Associação Grupo Carnavalesco de Campia e Junta de Freguesia de Campia, os quais fazem parte do Arquivo Digital Binaural Nodar.
No dia 29 de Agosto de 2019, passado exatamente um mês de terem sido feitas umas pequenas medas denominadas na aldeia de Campia por “meduxas”, é chegado o dia de ser feita a grande meda de Centeio. A meda tal como as “meduxas” é uma vez mais feita com os molhos de centeio que já estiveram a secar, com a espiga virada para cima e em forma cónica, de forma a que o centeio seque o melhor possível até ao dia da malha. Uma vez mais, apesar de neste caso a meda ter sido feita no mesmo local onde a sementeira e a ceifa são feitas, antigamente as medas eram feitas na eira onde o centeio ia ser malhado.
Medas de Centeio em Campia. Captação de imagem e som por Liliana Silva a 29 de Agosto de 2019. Editado por Liliana Silva.