Entre o ano 2018 e 2019, a Binaural/Nodar efetuou um conjunto de registos audiovisuais sobre o ciclo do centeio na aldeia de Campia (município de Vouzela), num trabalho realizado em estreita colaboração com a Associação Grupo Carnavalesco de Campia e Junta de Freguesia de Campia, os quais fazem parte do Arquivo Digital Binaural Nodar.

A 31 de agosto de 2019 foi gravada “a Malha do Centeio”, o culminar de um ciclo de trabalho realizado pela população de Campia durante quase um ano. Como acontece todos os anos desde que esta tradição foi retomada, a população concentra-se inicialmente na Quinta da Capela, para seguir numa espécie de cortejo acompanhado pelo Grupo de Bombos de Campia até à Quinta das Cavadas, local onde decorrerá a tradicional malha do centeio e uma piqueta.

A “Malha do Centeio” foi uma tradição recuperada nos últimos anos em Campia por iniciativa de um grupo de amigos e pelo Grupo Carnavalesco de Campia que lhe deu a devida continuidade. Este ano contou com a animação musical da “Tuna os Malmequeres”, seguida da tradicional “piqueta” e almoço convívio.

Tradicionalmente o arranque da malha começa com o chamamento dos malhadores, feito por um elemento da família para a qual vai ser realizada a malha do centeio nesse dia. Uma das tradições mais recordadas pela população de Campia prende-se com o “berrar à eira” em cima da meda. Por volta das duas ou três da tarde, o primeiro que berrasse “à eira!” tinha direito a um bolo.

Antes de ser malhado, o centeio tinha uma maneira de ser colocado na eira que se chama “canzurrada”. Era na “canzurrada” que eram colocadas as toalhas sempre que era feita a “piqueta”.

Atualmente em Campia todo o ciclo é feito num espírito comunitário, onde o principal objetivo passa por não deixar “morrer” esta tradição. O dia da malha é marcado com antecedência, e o seu arranque conta sempre com a presença do carro de vacas do senhor Alberto Pereira e do Grupo de Bombos de Campia, que entoam pelas ruas mais antigas da aldeia o início desta festividade.

Malha do Centeio em Campia. Captação de imagem e som por Liliana Silva a 31 de Agosto de 2019. Editado por Liliana Silva.