A 05 de Janeiro de 2019, cantaram-se pelas ruas da aldeia de Campia (município de Vouzela), as janeiras.
As janeiras são um ritual de inverno com raízes pré-cristãs originalmente desenrolado na noite do primeiro dia do ano, assumindo a forma de um peditório cantado, acompanhado por vezes de instrumentos, com preponderância de instrumentos de cordas e percussão. Os grupos que pretendiam levar a cabo as janeiras – os janeireiros – juntavam-se nas noites anteriores para combinarem os versos das cantigas, o percurso a seguir através do casario da povoação e para ensaiarem os descantes, as vozes solistas e os coros de cada cantiga.
Na noite do primeiro de Janeiro, o grupo iniciava o percurso, levando sempre uma candeia de petróleo ou lampião a qual, diz a tradição, não se podia apagar durante toda a noite, devendo para tal ser pedido azeite nas casas às quais se ia cantar. Batiam à porta de cada casa e, depois de se certificarem que os donos estavam presentes, davam início às cantigas, as quais tinham uma parte introdutória com os votos de boas festas, seguida de dois tipos de quadras, umas elogiando a família e outras sendo crescentemente pícaras quando se começava a tornar evidente de que não iria existir qualquer recompensa monetária ou em víveres. O produto em bens alimentares (chouriças, salpicões, ovos, galinhas, frutos secos, vinho, etc.) recolhido durante os cantares era posteriormente repartido no âmbito de um convívio organizado entre os participantes nas janeiras.
Na aldeia de Campia, os grupos são habitualmente organizados pela Associação Grupo Carnavalesco de Campia que anualmente faz questão de organizar os populares e, por vezes, alguns instrumentistas de aldeias vizinhas, para os acompanhem neste dia. São por norma feitos ensaios uns dias antes, quando são escritas quadras simples, de conhecimento de todos e que louvam o nascimento de Jesus e seus pais, Maria e José. São quadras habitualmente conhecidas pelos próprios moradores, os quais, conforme é tradição, dão uma simbólica oferta ao grupo itinerante.
Concretamente, as quadras que foram cantadas nesta ocasião foram as seguintes:
Boas festas, boas festas
Boas festas a cantar
Vimos dar as boas festas
Se as quiser aceitar (Bis)
À família desta casa
Nós queremos saudar
Pedimos vossa bondade
A quem nos queira ajudar (Bis)
Obrigado pela oferta
Já nos vamos despedir
Boas festas e pró ano

Cá voltaremos a vir (Bis)

Cantar as Janeiras em Campia. Captação de imagem e som por Liliana Silva a 05 de Janeiro de 2019. Editado por Liliana Silva.