O Grupo de Cantares de Janeiras da Casa do Povo de Alcofra associou-se aos restantes grupos do concelho, em janeiro de 2004, para a participação no Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras, que se realizou na Igreja Paroquial de Alcofra.
Estes encontros começaram com quatro ou cinco grupos e, gradualmente, foram-se associando mais, sendo excelentes momentos para relembrar tradições antigas, ajudando, ao mesmo tempo, a manter viva a chama das coletividades do concelho, ao apresentarem o que de melhor possuem, a riqueza patrimonial que já foi passando de geração em geração, geralmente com os trajes típicos que caraterizam os seus povos, proporcionando também o convívio entre todos os participantes.
Os temas que os grupos cantam e tocam são temas relacionados com a quadra natalícia, alguns dos quais ainda hoje se entoam, de porta em porta, nas povoações de cada freguesia, durante o mês de janeiro.
O Grupo de Cantares de Janeiras da Casa do Povo de Alcofra tem estado presente, de forma regular, nos encontros de cantares de janeiras do concelho de Vouzela, desde o ano de 2004. Nos últimos anos, tem também marcado presença nos encontros de cantares de janeiras do concelho de Oliveira de Frades.
Mãe de todos os homens
A mãe de todos os homens
Deu à luz em Belém (Bis)
Descalça pelo deserto
Sofreu como tu que és mãe. (Bis)
Refrão:
Estrelas brilham, pastores cantam
Gente que vai e que vem (Bis)
Para ver Jesus nascido
Anda daí tu também. (Bis)
Nesta noite de Natal
Tenho o coração alegre (Bis)
Pois nasceu o Deus do mundo
Que iluminará a Terra. (Bis)
(Refrão)
Vem à janela e canta
Qu’ esta noite é p’ra cantar (Bis)
Deixa que pensem e falem
Que há quem fale por falar (Bis)
(Refrão)
Destruam homens as armas
E acabem com a guerra (Bis)
Pois ser honesto compensa
O mal sofrido na terra (Bis)
(Refrão)