António Silva, diretor clínico, integrou a equipa das Termas de Unhais da Serra a convite da Junta de Freguesia, na época em que a estância tinha ainda gestão da autarquia local.
E é com grande fervor que fala da hidrologia médica. “É cativante. Faz-se com o aquista uma relação mais aberta, salutar e comunicativa em relação a outras especialidades. As consultas têm o intuito de ver o global da pessoa e depois são vocacionadas para a patologia ou especificidades terapêuticas da água”, explica.
No caso das águas minerais naturais de Unhais da Serra, adianta que, “em função das suas propriedades físico-químicas, temperatura e constância de parâmetros”, têm como vocações terapêuticas problemas osteoarticulares, reumatismais e das vias respiratórias. “Sendo sulfúricas sódicas, acessoriamente têm indicação para problemas circulatórios e patologias digestivas”, acrescenta.
Para António Silva, “a terapêutica termal é complementar” e deve ser acompanhada por um estilo de vida equilibrado. Daí que no Aquadome, os aquistas que fazem a consulta de hidrologia médica tenham acesso a uma consulta de nutrição, onde se aposta na sensibilização para comportamentos e hábitos saudáveis.