Com a cascata do Pego e a albufeira que envolve as escarpas enormes, Penha Garcia é um cenário idílico e paradisíaco, com uma localização privilegiada. Em especial nos dias quentes de verão, o anfiteatro natural é destino quase obrigatório para mergulhos refrescantes. É aqui que a albufeira se agrupa e dá força ao rio Pônsul, que nasce uns quilómetros antes e continua a ser alimentado por outras nascentes após a comporta.
Entre rochas que guardam icnofósseis e muros de pedra, num vale profundo, o ambiente presenteia-nos com uma melodia harmoniosa, com a vegetação e a fauna envolventes em destaque. Junta-se-lhes a queda de água, pura e fria, a alguns metros de altitude, desviada por uma levada, o designado pego, que evitava que fosse toda para os moinhos.
Ao acompanhar as margens refrescantes do Rio Pônsul, por si só um oásis para relaxar, outro lugar de visita obrigatória é a Casa dos Fósseis, um espaço onde podemos espreitar o ambiente e os artefactos que marcavam o dia-a-dia do antigamente.