Carvalhal de Vermilhas, União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Município de Vouzela, região de Viseu Dão Lafões, Portugal. Uma comunidade rural como qualquer outra, mas ao mesmo tempo especial, única, feita de paisagem, de passado e memória, mas também de reconstrução, possibilidade e novidade.

Aqui chegámos há mais de três anos. Aqui nos abriram as portas com cortesia, humildade e acolhimento, para pensarmos coletivamente os sentidos de pertença existentes na comunidade e questionarmos se esses sentidos podem constituir uma afirmação do valor do lugar e da memória em contraciclo com o desenraízamento cosmopolita e global que acontece um pouco por toda a parte e que faz com que as características dos lugares sejam cada vez mais niveladas, por via de mecanismos políticos, económicos, educativos e tecnológicos.

A defesa das diferenças que constituem uma terra como Carvalhal de Vermilhas constitui uma agenda complexa e sensível de ações, memórias e identidades, as quais podem ser projetadas para a posterioridade, tornando visível e partilhável com o exterior o amor dos habitantes à sua terra, manifestado pela própria transformação gradual da paisagem, da estrutura do casario e dos próprios hábitos quotidianos.

Este filme convocou um conjunto de pessoas originárias de Carvalhal de Vermilhas para que expressassem o que pensam da sua terra e o que valorizam nela, tendo subjacente a hipótese de criação da figura do embaixador do lugar.

Esta figura de embaixador do lugar não significa qualquer entidade dotada de importância social especial, mas sim aqueles e aquelas que sabem e querem partilhar com o mundo o que significa amar uma terra e destilar histórias, lugares e acontecimentos que possam transformar a experiência turística num encontro plural que ajude na compreensão da singularidade, dos infinitos matizes da realidade de um lugar.

Temos esperança que esta iniciativa possa constituir um humilde contributo para novas oportunidades nesta aldeia e noutras aldeias da região, que se possam basear num diálogo intenso, autêntico e não formatado com o mundo exterior.

Dêmos pois a voz àqueles e àquelas que nos ensinaram o que é amar Carvalhal de Vermilhas.

Ficha técnica:

Um filme de Cátia Rebelo e Luís Costa
Uma ideia original de Cátia Rebelo
Condução das entrevistas: Cátia Rebelo
Assistente de realização: Liliana Silva
Câmara: Liliana Silva e Cátia Rebelo
Edição vídeo: Luís Costa, Liliana Silva e Cátia Rebelo
Captura e masterização sonora: Luís Costa
Texto inicial: Luís Costa
Com a participação do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas e de habitantes da aldeia de Carvalhal de Vermilhas

©2017, uma co-produção Binaural/Nodar e University of Cardiff, no âmbito do projeto Susplace, projeto europeu financiado pelo programa Horizonte 2020.