A proposta de projeto, que Daniel Lercher, decidiu desenvolver durante a residência artística “O Cantar das Nascentes” consistiu na criação de uma instalação sonora no local.
Lercher começou por construir um pequeno moinho de água de madeira num riacho capaz de gerir pequenas quantidades de energia eléctrica, apenas o suficiente para fornecer energia a um pequeno circuito de áudio DIY (parecido com o chilrear de um grilo).
As rodas de água têm sido parte integrante das culturas rurais durante séculos e constituíram o primeiro dispositivo mecânico impulsionado por outros meios que não o homem ou o animal.
A sua metodologia de trabalho envolveu o construir a roda, a eletrónica e a procura de um local adequado na envolvente para a sua instalação.
Por fim, a instalação, combinada com uma apresentação no local contribuiu para uma ligeira interação com entre a obra sonora e o espaço envolvente.
Daniel Lercher nasceu em 1983 no interior da Áustria. Atualmente reside e trabalha como artista sonoro, compositor e músico em Viena.
Formou-se no curso de Música Computacional e Media Eletrónica do Instituto de Composição e Eletroacústica de Viena.
O trabalho de Lercher centra-se na composição/improvisação eletroacústica, eletrónica ao vivo, fonografia, instalações, música para dança e cinema, etc.
A sua lista de atividades inclui mais de 300 concertos, instalações e residências em quatro continentes.
Colabora com numerosos músicos e artistas nacionais e internacionais de diversas disciplinas.
Até ao momento a sua música foi publicada em mais de 20 lançamentos de diferentes formatos, seja como artista a solo ou em colaborações.
Os seus trabalhos foram apresentados em festivais como ORF-Musikprotokoll (AT), Wien Modern (AT), BCSC (AUS), Signal&Noise (CAN), Neposlušno (SVN), Insomnia (NOR), ICAS (DE), La Petit Mort ( CZ), etc.