“Nadando” é um exercício audiovisual carregado de ironia, o qual parte de uma ligação improvável: o facto de a empresa proprietária da barragem de Ribeiradio/Ermida, a EDP Eletricidade de Portugal, S.A., ser detida pela empresa chinesa Three Gorges Corporation, cujo nome deriva diretamente dos desfiladeiros do rio Yangtze. Foi proposto para ser lido um poema sobre esse rio, em português por turistas locais que visitaram a barragem de Ribeiradio, criando assim a base para a obra audiovisual final.

Niklas Nybom é formado em musicologia pela Universidade de Åbo (Finlândia), sendo atualmente estudante no programa de mestrado em design de som para teatro na Universidade de Helsínquia. Nos últimos anos trabalhou como designer de som, músico e compositor para várias produções teatrais profissionais.

Jan Kühling é um jovem investigador polaco/alemão graduado em estudos culturais, direção teatral e estudos de teatro aplicados pela Universidade de Giessen (Alemanha). Atualmente trabalha na sua dissertação de doutoramento em Ecologia dos Media no Instituto de Artes de Teatro e Media da Universidade Adam Mickiewicz em Poznań (Polónia).