Manuela Barile – Moroloja
Incluído no cd “Nodar Location-Specific Sound 2007 – 2009”

“Moroloja” é a banda sonora de uma instalação concebida e desenvolvida no Centro de Residências Artísticas de Nodar em Novembro de 2008 e que consiste numa pesquisa vocal e visual sobre a experiência simbólica e ritual do luto. Os “Moroloja” são cantos das “prefiche”, mulheres pagas para se lamentarem durante os velórios na região de Salento, Itália. Estas mulheres costumavam cantar canções aflitivas com mímica violenta e frenética, misturada com choros e gritos. A peça reinterpreta elementos antropológicos da terra natal da artista (Puglia, Itália) e de Nodar.

Manuela Barile é uma artista multidisciplinar e performer vocal italiana que vive e trabalha em Portugal. A sua pesquisa artística é baseada numa lógica de concepção de projectos que combina composições vocais baseadas na utilização de “extended vocal techniques” focalizadas na relação entre voz, paisagem sonora e propriedade acústicas dos lugares com diferentes media (performance, gravações de campo, rádio, vídeo, fotografia).

A mesma é desenvolvida sobre e para os lugares, tendo em conta vários aspectos, como a conformação natural do território, da tradição, da memória, das simbolizações rituais e sacras depositadas na terra como sinais indeléveis. Manuela Barile é co-directora artística da Binaural/Nodar, uma associação cultural portuguesa que se dedica à promoção de som e artes intermédia desenvolvida num contexto rural.