Rui Costa: Traces of a Place
Incluído no cd “Nodar Location-Specific Sound 2007 – 2009”
O ponto de partida para esta peça foi perguntar a mim mesmo que características da paisagem sonora de Nodar melhor definem o “sentimento auditivo” que se tem deste lugar. Então, identifiquei e extraí certos elementos formais (frequências, intensidades, dinâmicas…) de gravações de algumas características sónicas proeminentes de Nodar e usei esses elementos para construir um “vestígio” do lugar.
Rui Costa é um artista sonoro baseado em Lisboa, Portugal. Ele apresentando publicamente o seu trabalho desde 1998. Ele é membro fundador e director artístico da Binaural/Nodar. Ele desenvolveu uma série de trabalhos sonoros focados na tradução para o domínio sonoro de outras realidades, como a experiência turística de Lisboa (“Sighseeing for the Blind”) e um relato de uma viagem de comboio (“Le Train de Bordeaux”, baseado num conto de Marguerite Duras).
Rui Costa colaborou com o músico espanhol Iñaki Ríos, com quem desenvolveu sistemas de composição electrónica programados em Max/MSP, Lisa e Csound e desenvolveu uma série de obras “site-specific” em Nodar. Em 2007, iniciou uma colaboração com a performer vocal Manuela Barile com um projecto intitulado “La Scatola”, que foi concebido como uma série de instalações e performances audiovisuais. Rui Costa é um orador regular em conferências e dá workshops dedicados à arte sonora.