John Grzinich – Flowlines
Incluído no cd “Nodar Location-Specific Sound 2007 – 2009”

O meu objectivo foi executar uma pesquisa sonora e visual da paisagem em redor da aldeia de Nodar através de uma série de sessões de gravação “site-specific”. Em particular, tentei comparar e contrastar as linhas geográficas causadas pelos cursos de água naturais que fluem em direcção ao rio, no fundo do vale (Paiva, Sonzo) versus o aqueduto artificial que atravessa as linhas verticais e traz água para a aldeia. Embora ambos estes fenómenos dependam de forças naturais, um deles foi criado com o propósito específico de ser usado pelos habitantes locais.

Usando este tema das linhas de fluxo naturais, construiu uma série de “narrativas” audiovisuais distintas baseadas nos dois tipos de paisagens moldados por água e seres humanos. As pesquisas incluíram métodos de gravação específicos para os dois tipos de fluxo, isto é, inspirei-me nos padrões de comportamento de como os fluxos moldam a paisagem.

O material sonoro de base depende da interacção de sons ambientais, objectos encontrados (materiais naturais e artificiais), e intervenção humana (improvisação e instalação). O material visual focou-se em filmagens em plano fixo de formas e materiais micro e macro em conjugação com a actividade realizada no local. A documentação gravada foi catalogada e editada posteriormente em trabalhos semi-compostos que reflectem e mostram as localizações e processos de “linhas de fluxo” em redor de Nodar.

John Grzinich é um artista “mixed-media” que tem trabalhado desde o início dos anos 90 fundamentalmente nas áreas da composição sonora, performance e instalação. Já actuou e trabalhou em projectos um pouco por toda a Europa e EUA e tem publicados vários CD’s em etiquetas como a Staalplaat (NL), Edition Sonoro (UK), SIRR (PT), CUT (CH), CMR (NZ), erewhon (BE), Intransitive Recordings (US), Orogenetics (US), Elevator Bath (US), Pale-Disc (JP), Digital Narcis (JP), e Cloud of Statics (CH).

Actualmente John é o coordenador do media lab do MoKS – Centro para a Arte e Prática Social, um centro de residências artísticas no sudeste da Estónia.