O Rancho Folclórico de Fornelo do Monte foi fundado em 1982, por gentes desta terra, com particular impulso do Sr. António da Eira Ferreira. É constituído por entre 45 a 50 elementos, de várias faixas etárias. Fornelo do Monte é uma pequena aldeia que fica situada a Nascente-Norte da Serra do Caramulo, virada para a cidade de Viseu e a Sul do concelho de Vouzela, ao qual pertence.
Os trajes do grupo são feitos de burel (tecido baseado em lã de ovelha), seda, armur e linho, sendo um pouco quentes devido ao frio que no inverno se faz sentir naquela zona geográfica.
O grupo representa um povo que vivia da agricultura e da pecuária. Dá a conhecer os utensílios usados naquela época para cultivar a terra e também o trabalhar da lã aos serões, em que eram feitas as roupas. Entre as músicas todas que apresenta destaca-se “O fado à moda de Fornelo do Monte”, que era cantado ao desafio por dois homens e dançado no terreiro da fonte.
A maior parte das danças é rodada, cantada e acompanhada por um acordeão, que é bem à moda beirã. Outras foram aprendidas pelos seus antepassados quando iam nas safras para o Alentejo trabalhar. Estas danças já foram diversas vezes representadas em vários pontos do país, na Europa e Rio de Janeiro. Representam, assim, as tradições da Serra do Caramulo, mostrando os usos e costumes nas danças e nos cantares.