O Rancho Folclórico de Vilar de São Miguel do Mato nasceu em 1983, por iniciativa do Senhor Armando da Costa, na pequena aldeia de Vilar, da freguesia de S. Miguel do Mato, com o propósito de recolher, preservar e divulgar os usos e costumes da região onde se insere.

Atravessada pela Estrada Romana que ligava Viseu a Aveiro, também conhecida pela estrada da sardinha, não admira que o seu folclore tenha sofrido influência da beira-mar, trazida pelos almocreves ou por simples viajantes que passavam e que, por vezes, pernoitavam em Vilar ou na região. Por sua vez, os grupos de “ratinhos” que todos os anos demandavam as terras do Ribatejo e os que se deslocavam para trabalhar nas vinhas do Douro trouxeram novas maneiras de cantar e dançar para a região.

Os seus trajos simples de trabalho e domingueiros, espelho de quem vivia da mísera agricultura de sobrevivência, contrastam com a alegria das suas danças e cantares. Trinta e três anos após a sua fundação, o Rancho Folclórico de Vilar de São Miguel do Mato orgulha-se de já ter levado por todo o país o nome da sua terra, da sua freguesia, do seu concelho e da sua região – a linda Região de Lafões. O Rancho Folclórico de Vilar de São Miguel do Mato é sócio efetivo da Federação de Folclore Português.

Boas Festas

Coro:
Boas Festas, Boas Festas
Nós aqui viemos dar
A casa destes senhores
Se as quiserem aceitar.

Solo:
Ó que formoso menino
Que tanta graça tem
E que tanto se parece
Com Maria sua mãe.

De quem são as camisinhas
Que te deram a lavar
São do Menino Jesus
Que nasceu para nos salvar.