A Associação Social, Cultural e Desportiva de São Miguel do Mato, criada em 2000, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos e visa, sobretudo, a promoção cultural, desportiva e recreativa, tendo como principal objetivo a solidariedade social na freguesia de São Miguel do Mato, nomeadamente no apoio à terceira idade, tendo, neste último caso, acordos de cooperação estabelecidos com o Instituto de Segurança Social.
Na sua vertente social é objetivo desta associação proporcionar um conjunto de serviços que permitam a manutenção do idoso no seu meio, bem como fomentar um envelhecimento ativo e construtivo, promovendo o bem-estar social dos idosos, satisfazendo as suas necessidades básicas numa convivência sã e num ambiente saudável.
O Grupo de Cantares de São Miguel do Mato é um projeto incluído na vertente de promoção cultural da Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato, surgindo, por esse facto, por vezes também designado de Grupo de Cantares da Associação Social, Cultural e Desportiva de São Miguel do Mato.
O Grupo de Cantares de São Miguel do Mato teve sua primeira atuação no dia 15 de agosto de 2002, tendo sido apadrinhado pelo Grupo de Cantares de Cambra, e foi criado com o objetivo de fazer reviver tradições e dar a conhecer o modo de vida dos nossos antepassados.
O seu reportório é resultado de uma cuidadosa recolha junto dos mais idosos da freguesia de São Miguel do Mato, tendo sido possível reunir uma grande quantidade de cantigas e quadras populares, muitas delas ignoradas e raramente ouvidas. Depois de uma criteriosa seleção no sentido de incluir no reportório as modas mais antigas e mais significativas da cultura musical local, decidiu-se dar relevo às modas de trabalho com uma ou outra de romaria.
Os cânticos de caráter religioso como “As Janeiras” e os “Cantares às Almas Santas”, também chamadas de “Amentar das Almas”, fazem igualmente fazem parte do nosso reportório, mas só são cantadas em público em condições especiais, nomeadamente os Encontros Concelhios que todos os anos se realizam, e nos quais o grupo tem participado ativa e frequentemente.
O Grupo de Cantares entoa as suas cantigas tradicionais tendo como principal característica serem cantadas a cappella, ou seja, música vocal sem acompanhamento instrumental, embora já o tenha sido no passado.
As tradições e as origens são a alma desta terra e integram o reportório tradicional local que o grupo quer levar mais longe.
Ó que santa e linda estrela
Ó que santa e linda estrela
Que nós vemos a brilhar
Ó que linda noite em festa
Como quem nos quer guiar.
Refrão:
Gloria in excelsis Deo!
Em Belém para e rebrilha
Essa estrelinha do céu
É Jesus, é a maravilha
Do Senhor que lá nasceu.
(Refrão)
Ó que linda cena esta
Ó que cena divinal
Ó que linda noite em festa
Santa noite de Natal.
(Refrão)
É o Messias prometido
Aos profetas dos Hebreus
É o Menino Deus Nascido
Pr’a salvar os que eram seus!
(Refrão)
Vêm os Anjos jubilosos
Entre os cantos a Belém
Vêm os pastores ditosos
Vêm depois os Magos também.
(Refrão)