“Por detrás de cada objecto real existe um objecto de sonho” (J. Baudrillard, “O sistema do objecto”).
Este é um projeto para uma instalação “site-specific” na forma de uma interpretação livre das palavras de Jean Baudrillard que me serviram de inspiração. Como método operatório, pretendo analisar uma situação sob diversos prismas.
Questão de partida – será que tentamos ajustar a nossa imaginação ao objecto ou situação real? Assim sendo, como é que os nossos “objetos de sonho” interagem com novos “objetos ou situações reais”? Por conseguinte, tomei a opção de olhar para as formas e objetos como unidades fixas na realidade (na pintura, como noutras áreas), porque, entre outras coisas, esta explicação me mostra o quanto o trabalho e o conceito não têm frequentemente muito em comum. E isto também se relaciona com a forma como os diferentes conceitos surgem: alguns podem ter sido escritos antes ou depois da realização do trabalho – eles diferem entre si e cada um deles é um conceito único e separado, frequentemente sendo associados apenas por uma questão de necessidade. Resumindo, os conceitos, muitas vezes como os sonhos – tentam adaptar as fronteiras dos objetos reais, e como tal, apenas os distorcem ou criam algo novo – o seu mundo paralelo.
Em Nodar trabalhei com objetos reais no contexto da influência situacional de um lugar especial, não na sequência de esboços feitos a partir de outros locais. Levei esta ideia a cabo com o objectivo de procurar uma interação natural e harmoniosa como o lugar e de criar uma situação extraordinária e onírica. Consequentemente, após algum tempo, esta situação ou objecto onírico poderá naturalmente desaparecer – quer desvanecer-se por si mesma ou ser desmontada, como que confirmando a forma temporária de um sonho.
Jurate Juralyte nasceu em Joniškis, Lituânia, vivendo e trabalhando na Lituânia e na Alemanha. Detém um mestrado em pintura e teoria da arte pela Academia de Belas-Artes de Vilnius e desde 1995 tem desenvolvido inúmeros projectos de artes visuais, nomeadamente trabalhos “site-specific” em ambientes naturais os quais apresentou em festivais e galerias nos países bálticos e na Alemanha.